REFLEXÃO:Aprendi Contigo!

11:25 3 Comments A+ a-



Sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações!


Sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações!

Sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações! ÊXODO 20:6


NO LIVRO DE ATOS O APÓSTOLO PAULO DIZ: Varões israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi: O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito, de onde os tirou com braço poderoso, e suportou-lhes os maus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos- Atos 13:16 ao 18.

COMENTÁRIO: Recentemente ao fazer uma leitura devocional nesta passagem, me inclinei e tomei o versículo 18 para minha reflexão, neste versículo Paulo afirma com base no Velho Testamento, que Deus suportou os maus costumes de Israel por quarenta anos.

PENSEI ENTÃO: Quantos anos tenho?
.Será que existe em minha experiência diária algum costume mau que pratico desde a minha infância?
.E da minha adolescência e juventude será que existe algo?
.Hoje sou adulta, será que existe em minha vida, maus costumes que me acompanham destas três primeiras fases de minha vida?

REFLETI: E decidi me observar melhor para chegar a uma conclusão justa e coerente.

A PALAVRA DE DEUS EM PROVÉRBIOS 20:11 AFIRMA: A criança mostra o que é pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa.

PERGUNTO: Como era o teu comportamento na 1ª e na 2ª infância? Com que frequência eras repreendido (a) ?

NO SALMOS 25:7 DAVI EM ORAÇÃO PEDE A DEUS: Não te lembres dos pecado da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas, segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, pela tua bondade, ó Senhor.

PERGUNTO AOS ADULTOS: Quais os costumes maus que praticavas em tua mocidade? Deus, claro, se lembra de todos e você nesse instante se lembra de algum? Do que exatamente você está lembrando? Será que existe em tua vida adulta, maus costumes, que praticas desde então?

PERGUNTO AOS JOVENS: Qual é o teu real comportamento? Estás praticando algo que reconheces ser um mau costume? Que costume é este?

COMENTÁRIO: Na palavra de Deus encontramos muitas listas, que nos ajuda a identificar que costumes maus são estes que a nossa velha natureza ou natureza carnal é tendenciosa a praticar, vejamos algumas destas listas:

COLOSSENSES 3: 5 AO 24:

5/ Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6/ pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7/ nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas;
8/ mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca;
9/ não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos,
10/ e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
18/ Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.
19/ Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente.
20/ Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor.
21/ Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
22/ Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
24/ sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor.

EFÉSIOS 4: DO 24 AO 30:

24/ Despojai-vos quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
25/ Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
26/ Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;
27/ nem deis lugar ao Diabo.
28/ Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.
29/ Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem.
30/ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
31/ Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia.

EFÉSIOS 5:2 AO 12:

1/ Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados;
2/ e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3/ Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,
4/ nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convém; mas antes ações de graças.
5/ Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6/ Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7/ Portanto não sejais participantes com eles;
8/ pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
9/ (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade),
10/ provando o que é agradável ao Senhor;
11/ e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;
12/ porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.

COMENTÁRIO: São tantas as listas que nos fazem lembrar, aquilo que aprendemos de alguém, e somos capazes de praticar, quando não há em nós o temor do Senhor.

AGORA PERGUNTO A TODOS: Qual será o mau costume, mais velho que tens conservado em tua vida? Há quanto tempo estás entristecendo ao Senhor com este costume mau?

DE QUEM O APRENDESTE? Com amigos? Visinhos? Colegas de aula? Colegas de trabalho? Ou foi com alguma pessoa estranha? Quem foi que te ensinou a ter este mau comportamento? Este mau costume?

COSTUME SIGNIFICA: Práticas ou comportamento geral , consagrado pela tradição que impõem-se aos indivíduos de um grupo e é transmitido através das gerações.

PERGUNTO:

Quais são tuas práticas diárias?
.Qual tem sido normalmente teu comportamento ou procedimento diário?
.Você é uma pessoa que tem facilidade de influenciar os outros com o teu comportamento?
.Nesse instante você pode lembrar de alguém que mudou de comportamento por ter sido influenciado por ti?
.O que esta pessoa reproduziu, com base em teu comportamento, foi uma prática positiva ou negativa?
.Se foi negativa a influência que você passou adiante e hoje te arrependes do que fez, tem como você voltar atrás e fazer esta pessoa mudar de atitude?

CONCLUO ESTA POSTAGEM DIZENDO: Direta ou indiretamente todos nós, somos professores uns dos outros, ninguém está livre do peso desta grande responsabilidade.

E O QUE NOS RESTA NA PRESENÇA DE DEUS E DOS HOMENS É ESFORÇARMO-NOS PARA COLOCARMOS EM PRÁTICA O QUE DEUS ORDENA QUANDO DIZ: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:12 ao 14.

PARA ISTO O SENHOR NOS ADVERTE EM EFÉSIOS 5:14 AO 18 DIZENDO: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará। Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus। Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor। E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

ESTEJAMOS CERTOS QUE: Quem faz injustiça receberá a paga da injustiça que fez; e não há acepção de pessoas. COLOSSENSES 3:25

AMÉM?

SOU UMA SERVA DE DEUS:QUE PELO FATO DE TER UMA ROTINA DE VIDA ESTÁVEL PRINCIPALMENTE EM MEUS RELACIONAMENTOS:

CONSTATEI QUE: Familiares independentes, arrogantes e insensa­veis, 20 anos depois se tornam dependentes, humildes e amorosos.

CONSTATEI QUE: Irmãos em Cristo altivos e cheios de si, 20 anos depois, caem em pecado, e sem honra ficam sozinhos, precisando da compaixão daqueles a quem desprezou.

CONSTATEI QUE: Aqueles adultos que hoje zombam de nós e não querem ouvir o evangelho, 20 anos depois, são adultos velhos, decadentes, doentes, que vivem geralmente no abandono e que se pudessem, dariam tudo, para estar conosco e assim, poder nos ouvirem, serem consolados e fortalecidos pela palavra que outrora rejeitaram.

CONSTATEI QUE: Pessoas que não conhecemos, sem se quer imaginarmos, estão agora nos observando e um dia, 20 anos depois, darão testemunho de nossas vidas nos altares do Senhor.

ENFIM, CONSTATATEI ACIMA DE TUDO QUE: Quando somos estáveis em nossa rotina de vida mantendo-nos fiéis a Deus e à  sua palavra, 20 anos depois, temos a oportunidade de ver que Deus realmente faz além daquilo que somos capazes de imaginar