REFLEXÃO: O Desequilíbrio e seus Absurdos!!!

14:21 10 Comments A+ a-

Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o Santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã... O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio... Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. SALMOS 46.

Nesta vida somos dependentes do equilíbrio... da estabilidade... somos dependentes da conexão perfeita... seja em nós... nas pessoas que estejam direto e indiretamente ligadas às nossas vidas... no meio em que vivemos... nas coisas que nos cercam...
ENFIM: é impossível vivermos bem e em segurança se não houver harmonia dentro do nosso mundo, do mundo do nosso próximo... nesse mundo!!!
NO ENTANTO: o que não falta nos acontecimentos diários, são situações que tem poder para quebrar esta condição indispensável e completamente necessária em todas as áreas da vida.

QUANTO AOS ABSURDOS QUE A FALTA DE EQUILÍBRIO CAUSA, DEPENDE DO TAMANHO DA SITUAÇÃO E DOS FATORES ENVOLVIDOS.
EXEMPLOS DE ALGUMAS SITUAÇÕES DE DESEQUILIBRIO E OS ABSURDOS PROVOCADOS PELAS MESMAS:
Recentemente uma pessoa portadora de AIDS, depois de uma longa espera, perdeu o equilíbrio emocional, invadiu a sala de procedimento do hospital, pegou uma seringa colheu bastante do próprio sangue, e saiu pelos corredores ameaçando e aterrorizando as pessoas, quando foi abordada pelos funcionários, dominou uma enfermeira e injetou a seringa na mão da mesma depois de várias perfurações; e ainda agrediu uma segunda pessoa com mordidas.

NOS ESTADOS DE PERNANBUCO E ALAGOAS NESTE FINAL DE SEMANA A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA GEROU UM FLUXO DE ÁGUA ALÉM DO ÍNDICE NORMAL ESPERADO, ESTE DESIQUILIBRIO GEROU FORTES ENXURRADAS, ESTAS, SURPREENDERAM E DEVASTARAM ALGUMAS CIDADES.
EM PERNANBUCO: 54 municípios foram atingidos, 30 municípios decretaram situação de emergência
e 9 decretaram situação de calamidade publica; mais 41 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.Já foram confirmados 15 o número de mortos.
EM ALAGOAS: 15 municípios decretaram calamidade pública; no total 171 mil pessoas foram afetadas; cerca de 100 pessoas estão desaparecidas; já foram confirmadas 33 o número de mortes provocadas por este descontrole da natureza.
OBSERVAÇÃO: Algumas destas cidades que estão em estado de calamidade pública simplesmente não existem mais, o que resta agora no lugar das mesmas são destroços e muita lama.


UMA COISA QUE NÃO PUDE DEIXAR DE OBSERVAR, FORAM OS SINAIS DE COMPORTAMENTO DE MUITOS MORADORES:
Com uma atitude aérea, alguns vagueavam entre os destroços com se estivessem perdidos... sem noção... incrédulos...
QUANTO AO PRIMEIRO EXEMPLO ACIMA CITADO, SEGUNDO UM INFECTOLOGISTA: ainda não é possível confirmar se as enfermeiras agredidas estão ou não contaminadas, mas já tomaram a primeira dose do coquetel próprio para quem está...
QUANTO AOS DANOS ABSURDOS CAUSADOS PELAS ENXURRADAS: São reais e irreversíveis. Os sobreviventes vão precisar recomeçar do zero, no mesmo lugar ou em outro que procurarem para continuar a vida.



PERGUNTO:
Você já se encontrou em situações tão extremadas?
Quanto tempo durou a situação de caos?
Quais foram os absurdos que vieram sobre você?
Qual foi a tua atitude?



DIANTE DE UMA SITUAÇÃO DE DESEQUILÍBRIO EXTREMO, AS PESSOAS GERALMENTE COSTUMAM SE COMPORTAREM DE DUAS MANEIRAS BÁSICAS:
PRIMEIRA TENDÊNCIA:
a maioria deseja fugir pra bem longe de tudo... entre estas sempre existe aquelas que ficam completamente dominadas pelo abatimento que é gerado pelo caos e desejam sumir... desaparecer...morrer.
SEGUNDA TENDÊNCIA: dominadas e movidas por uma reação que desperta uma força criadora, que o outro lado do caos tem poder para gerar, depois do susto, desejam o mais rápido possível encontrar uma forma de recomeçar... superar... prevalecer... vencer!
INEXPLICAVELMENTE: Existe uma minoria, que se agigantam frente ao desequilíbrio, ao invés de se sentirem pequenos em meio ao caos se sentem e se tornam gigantes e conseguem se retirar ou tirar de sobre si qualquer tipo de entulho!
E EM ALGUNS CASOS: essas pessoas conquistam uma situação de vida superior a que tinham anteriormente.


PERGUNTO:
Quando Os absurdos do desequilíbrio atinge a tua vida você faz parte da lista dos que reagem com poder criador ou você se deixa amortecer?



NA BÍBLIA ENCONTRAMOS SITUAÇÕES QUE MANIFESTAM ESTAS DUAS TENDÊNCIAS TÃO OPOSTAS.
VEJA EM I REIS CAP.19 QUAL FOI A ATITUDE DE ELIAS DIANTE DE UMA SITUAÇÃO EXTREMA DE PRESSÃO E ESTRESSE:
01: Acabe fez saber à Jezabel tudo quanto Elias haviam feito e como matara todos os profetas à espada.
02: Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprover se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizestes a cada um deles.
03:Temendo, pois, Elias, Levantou-se, e, para salvar sua vida,se foi, e chegou à Berseba... e ali deixou o seu moço;
04: Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor a minha alma.


ELIAS NÃO FOI O ÚNICO PERSONAGEM BÍBLICO QUE TEVE ESTA TENDÊNCIA SUICIDA NO DIA DIFICIL DEMAIS:
JÓ AMALDIÇOOU A SI MESMO DIZENDO: Por que não morri eu na madre? JÓ 3:11.
JONAS CHEIO DE AMARGURA E RESSENTIMENTO CONTRA DEUS DISSE: melhor me é morrer do que viver! JONAS 4:8.
JUDAS LAMENTAVELMENTE, PASSOU DA INTENÇÃO SUICIDA PARA O ATO EM SI: Então Judas vendo que Jesus fora condenado... DISSE: pequei traindo sangue inocente, eles porém responderam: que nos importa? Isso é contigo. Então Judas atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.
MATEUS 27:3 ao 5.



NO LIVRO DE LUCAS CAP. 6:40 CRISTO DE ANTEMÃO NOS EXORTOU DIZENDO: O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém que for bem instruído será como seu mestre.
FRENTE AO CAOS E SEUS ABSURDOS: Ele sempre manifestava um comportamento de poder maior. Este foi um dos traços de seu perfil comportamental que Ele exibiu com graça desafiadora para aqueles que aprendiam Dele.
EM MATEUS 12:20, A PROFECIA QUE ISAIAS PROFETIZOU AO SEU RESPEITO AFIRMA: Ele não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo.



E NO LIVRO QUE TEM POR TÍTULO: “Ele ainda remove pedras”
O AUTOR DIZ: “O artista mergulhou seu pincel numa antiga profecia e desenhou dois objetos simples: um caniço e um pavio”.
E EM SEGUIDA ARGUMENTA PERGUNTANDO: “existe algo mais frágil do que um caniço rachado”?
E ACRESCENTA: “imagine um caniço rachado à beira d’agua. Aquilo que uma vez foi um talo de cana firme e alto, agora está dobrado e partido”.
E PERGUNTA: “Você é um caniço rachado? Faz muito tempo que você deixou de ser altivo e orgulhoso”?

DEPOIS FAZ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES AFIRMANDO: “você estava erguido e esbelto, nutrido pelas águas, tendo suas raízes firmados no leito da confiança. Então alguma coisa aconteceu. Você foi rachado...
Por duras palavras! Pela ira de um amigo!
Pela traição de um cônjuge!
Por seu próprio fracasso...
Você foi ferido...
Desde então, está sendo dobrado; era um talo erguido mas agora é curvado, escondido no meio do junco”.
CONCLUINDO SEU PENSAMENTO ELE DIZ: “a sociedade sabe o que vai fazer com você. O mundo reservou um lugar para aqueles que foram abatidos. O mundo vai esmagar você”.
E COM PALAVRAS DE DEFESA E CHEIO DE ENTUSIASMO AFIRMA: “mas Deus não vai fazer isso... o Criador tem um lugar especial para os abatidos e os fracos do mundo”.
E OBSERVA: Se você passear com Cristo pelo novo testamento, verá esta profecia se cumprindo; verás os caniços rachados sendo fortalecidos e os pavios fumegantes sendo acesos.
O AUTOR ENCERRA O DISCURSO DESTE CAPITULO DIZENDO:
Ele está lá, firme.
É alto e está seguramente erguido.
Mas isto foi antes do impacto implacável da forte chuva.
Agora ele está rachado, encurvado, enfraquecido.
Está à espera de dedos carinhosos que o fortaleçam e não o quebrem.
Precisa de um toque firme para ser curado, não para ser ferido. Poder carinhoso. Força suave.
Existe uma mão assim?
QUANDO O SENHOR NOS CRIOU, CONCEDEU A TODOS NÓS PODER CRIADOR, OU SEJA: Poder de domínio e superação.
O APOSTOLO PAULO DIRIGINDO-SE A TIMÓTEO EM UM MOMENTO DE FRAQUEZA MAIOR, O REPREENDEU DIZENDO: O Senhor não tem nos concedido um espírito de covardia mas de poder, de amor e moderação. II TIMÓTEO 1:7.
TIMÓTEO TEVE A FELICIDADE DE TER SIDO CONCIENTIZADO POR PAULO ACERCA DE SUA FORÇA INTERIOR, MAS NEM TODOS OS QUE SE TORNAM VÍTIMAS DOS ABSURDOS QUE O CAOS PROMOVE TEM ESSA MESMA CONSCIÊNCIA...
E MUITOS ATÉ POSSUEM, MAS ESTÃO COM ESTA ÁREA DE SUAS VIDAS PRECISANDO DO TOQUE LIBERTADOR DO ESPÍRITO DO SENHOR.

DIANTE DAS VERDADES QUE FORAM MINISTRADAS, VOLTO A PERGUNTAR:
Qual tem sido a tua tendência diante dos absurdos que a falta de equilíbrio extremo estabelece?
VOCÊ SE SENTE MAIS INCLINADO A ESMAGAR A CANA QUE JÁ ESTA QUEBRADA E TERMINAR DE APAGAR O PAVIO QUE FUMEGA:
Ou será que você tem procurado imitar o comportamento de nosso mestre...
QUE TINHA POR EXCELÊNCIA:
O dom de curar... de restaurar... de reabilitar... de amparar e tratar de uma forma especial os desesperados... desanimados e abatidos?

QUANDO ELIAS DEITOU E SE ENTREGOU À MORTE, DEUS ENVIOU UM ANJO PARA MOVÊ-LO DAQUELA INTENÇÃO DESESPERADA.
O ANJO CUMPRIU SUA MISSÃO DIZENDO: Levanta-te e come.
.Será que assim como Elias, entre as vítimas das enxurradas, existem pessoas que estão nesse instante precisando da intervenção divina por causa dos absurdos deste desequilíbrio provocado pela natureza?
.Será que na sua cidade... em sua igreja... em sua família... existem pessoas que se tornaram vítima de algum absurdo promovido por algum desequilíbrio do presente ou do passado, e por isso estão precisando ouvir a ordem que Deus deu a Elias através do anjo?
E QUANTO A VOCÊ:
Será que teu espírito está precisando ouvir de Deus: Levanta-te e come?

DAVI FOI UM HOMEM QUE SE ACHOU ENVOLVIDO EM MUITAS SITUAÇÕES ABSURDAS, PROVOCADAS PELO DESEQUILÍBRIO DAQUELES QUE O PRESEGUIAM... DEVE TER SIDO POR ISSO QUE ELE ESCREVEU O SALMOS 13 DIZENDO:
Até quando, Senhor?
Esquecer-te-ás de mim para sempre?
Até quando ocultarás de mim o rosto?
Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?
Atenta para mim, responde-me, Senhor, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte;
Para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.
No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação.
Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.

CONCLUO NOSSA REFLEXÃO AFIRMANDO QUE: quando nos deparamos ou somos surpreendidos e cobertos ou arrastados por algo absurdo, nossa primeira reação é pedir aos gritos que o Senhor retire de nós o mal inesperado...
MAS: tem situações que vem e se instalam... clamamos mas parece que Deus não está nos ouvindo e se está não faz nada... nesses casos as pessoas em sua maioria ficam terrivelmente esmorecidos e desejam morrer... e lamentavelmente hora por outra alguns realmente dão cabo da própria existência.
MAS POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA NESTA NOITE EU VOS AFIRMO: felizmente eu faço parte da minoria que se agigantam frente aos destroços...
Desde a primeira infância fui ensinada e instigada a transformar ou aceitar as situações sem direito a retroceder...
E DEPOIS DE SALVA DESCOBRI QUE QUANDO EU NÃO POSSO MAIS: Deus tem milagres, prodígios e maravilhas para mim!!! E por estes motivos eu sei que quando Ele não remove o caos, Ele nos capacita para vencê-lo.
SEREI ETERNAMENTE GRATA AO SENHOR QUE NO DIA MAU TEM CONVERTIDO O MEU PRANTO EM FOLGUEDOS; TEM TIRADO DE SOBRE MIM O PANO DE SACO E ME CINGIDO DE ALEGRIA!!! GLÓRIAS DOU A ELE PORQUE TEM ME MOSTRADO COM PODER QUE AO ANOITECER PODE VIR O CHORO MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ!!! BENDITO SEJA O SENHOR, QUE ENGRANDECE SUA MISERICÓRDIA PARA COMIGO, QUANDO ME ACHO SITIADA!!! MAGNIFICADO SEJA DEUS MEU AJUDADOR E O QUE ME SUSTENTA COM VIDA QUANDO A MORTE ASSOLA OS MEUS TERMOS!!!
VEJA SALMOS 30/ 31/ 54.

UMA PALAVRA ESPECIAL ÀQUELES QUE ESTÃO PASSANDO POR DIAS MAUS:
Deus é grande e opera maravilhas!!! É compassivo, cheio de graça e misericórdia!!! Ele realiza feitos salvadores no meio da terra!!! Confie Nele o tempo todo e derrame perante Ele o seu coração... Porque Ele presta auxílio na angustia e por meio Dele faremos proezas!!! Refugie-se à sombra de suas asas até que passem as calamidades!!! Ele é o Deus que por nós tudo executa e dos céus nos manifestará sua fidelidade!!!
VEJA OS SALMOS 86/ 74/ 60/ 62.
AMÉM?
FONTES PESQUISADAS: Bíblia Sagrada/ MAX LUCADO: Ele ainda Remove Pedra/ SITE: G1.globo.com.jornalhoje.

SOU UMA SERVA DE DEUS:QUE PELO FATO DE TER UMA ROTINA DE VIDA ESTÁVEL PRINCIPALMENTE EM MEUS RELACIONAMENTOS:

CONSTATEI QUE: Familiares independentes, arrogantes e insensa­veis, 20 anos depois se tornam dependentes, humildes e amorosos.

CONSTATEI QUE: Irmãos em Cristo altivos e cheios de si, 20 anos depois, caem em pecado, e sem honra ficam sozinhos, precisando da compaixão daqueles a quem desprezou.

CONSTATEI QUE: Aqueles adultos que hoje zombam de nós e não querem ouvir o evangelho, 20 anos depois, são adultos velhos, decadentes, doentes, que vivem geralmente no abandono e que se pudessem, dariam tudo, para estar conosco e assim, poder nos ouvirem, serem consolados e fortalecidos pela palavra que outrora rejeitaram.

CONSTATEI QUE: Pessoas que não conhecemos, sem se quer imaginarmos, estão agora nos observando e um dia, 20 anos depois, darão testemunho de nossas vidas nos altares do Senhor.

ENFIM, CONSTATATEI ACIMA DE TUDO QUE: Quando somos estáveis em nossa rotina de vida mantendo-nos fiéis a Deus e à  sua palavra, 20 anos depois, temos a oportunidade de ver que Deus realmente faz além daquilo que somos capazes de imaginar