REFLEXÃO: Como é que está o teu coração?

19:43 3 Comments A+ a-


Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!


Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!


Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!

MATEUS: 22:37


INTRODUÇÃO: Inicio esta postagem afirmando que, tanto no âmbito secular quanto religioso, o coração, desde os mais remotos tempos, é uma das figuras mais usada por aqueles que desejam expressar gestos ou sentimentos de amor, de ternura e de carinho...

O CORAÇÃO COMO LINGUAGEM FIGURADA: É usado principalmente por aqueles que desejam manifestar a felicidade que estão sentindo.

DIANTE DESTE FATO, PARECE TÃO CONTRADITÓRIO: Mas quando as pessoas querem expressar sentimentos de dor, de amargura, de solidão, de desprezo, de tristeza e de desilusão... Também costumam usar o coração como figura, para expressarem e manifestarem os sentimentos contrários que estejam sentindo.

POR EXEMPLO, UMA POETISA CHEIA DE FELICIDADE ESCREVEU: No meu peito em festa, só há esperança... Meu coração cheio de beleza baila e celebra... Meu coração em festa voa, cria asas e encontra sua casa na alegria... Luzes acendem em mim, cores por toda parte.

MAS UMA OUTRA CRIATURA, NO ANONIMATO DE SUA INFELICIDADE E EXTREMA TRISTEZA ESCREVEU:

Por que meu coração dói tanto, Que dor é essa?
Que me sufoca, Que me tira o fôlego,
Tudo me parece irreal,
Tudo me parece um pesadelo,
Um sonho ruim que me faz chorar,
Tenho medo de abrir meus olhos,
Por favor coração entenda, e aceite os fatos,
Me ajude a manter, os meus olhos abertos,
Me ajude a conter o meu pranto,
Me ajude a não sofrer tanto,
E em troca... coração!
Eu te ajudo a voltar a sorrir!

AS POESIAS QUE ESTAS PESSOAS ESCREVERAM, COMO CITEI ANTES, EXPRESSAM MENSAGENS TÃO CONTRÁRIAS:

A POETISA: Declara que seu coração estava repleto de extrema felicidade!

ENQUANTO QUE NA POESIA ANÔNIMA: A pessoa que a escreveu declara que o estado de seu coração era de profunda tristeza!

E ISTO ME INDUZ A PERGUNTAR: O que nos leva a usarmos o coração como figura para expressar sentimentos que são absolutamente opostos entre si?

O TEÓLOGO RUSSEL SHEDD NA BÍBLIA SHEDD AFIRMA: O coração, da forma que é citado na Bíblia, denota a sede dos sentimentos e impulsos do homem.

E COM BASE EM SEU COMENTÁRIO PODEMOS DIZER QUE: O coração, da forma como foi citado nestas poesias, representa em nosso ser a sede das nossas emoções e da nossa motivação.

PROVÉRBIOS 4:23 CONFIRMA ESTA AFIRMAÇÃO FEITA PELO TEÓLOGO E AO MESMO TEMPO, AMOROSAMENTE NOS ADVERTE DIZENDO: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procede as fontes da vida.

1ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTE SOBRE ESTE ASSUNTO: O MESMO TEÓLOGO QUE AFIRMOU SER O CORAÇÃO: A sede dos nossos sentimentos e da nossa motivação para viver;

INTERPRETA O VERSÍCULO QUE ACABEI DE CITAR, ACONSELHANDO: Convém pois guardarmos o nosso coração, estando atentos à sua voz.

PERGUNTO: Você tem estado atenta à voz de teu coração?

O que teu coração tem dito a você nestes últimos tempos?

TEU CORAÇÃO ASSIM COMO O DA POETISA: Está realmente em festa; Cheio de esperança e de beleza; Bailando alegremente repleto de luzes e de cor?

OU SERÁ QUE ASSIM COMO O POETA OU COMO ESTA POETISA DESCONHECIDA QUE CITEI:

Teu coração está em dor, sufocando-te debaixo de um pesadelo terrível, debaixo de um sonho ruim... Sufocando-te debaixo de fatos reais que você não é capaz de entender, nem de aceitar; Fatos estes que te levam a fechar os olhos para vida e não querer acordar?

.Se você fosse escrever em forma de poesia, o que ele está te dizendo nesse instante, o que escreverias?

PELA INTIMIDADE QUE TENHO COM ALGUMAS PESSOAS QUE SÃO SEGUIDORAS DO MEU BLOG, EU ATÉ SUPONHA O QUE ELAS ESCREVERIAM ACERCA DAQUILO QUE SEUS CORAÇÕES ESTÃO DIZENDO. MAS, E QUANTO A VOCÊ, COM QUEM NÃO TENHO INTIMIDADE:

.O que teu coração esta falando a ti?
.Qual é o tema da poesia que pulsa dentro do mesmo nesses últimos tempos?

DEPOIS DE OUVIR A VOZ DO CORAÇÃO O SALMISTA ESCREVEU: Estou aflito e necessitado e, dentro de mim, sinto ferido o coração; Ferido como a erva, secou-se o meu coração; até me esqueço de comer o meu pão.

SALMOS 109:22 E 102:4 E NO SALMOS 69:20 ESCREVEU: O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei.

EM OUTRAS PALAVRAS ELE ESTAVA DIZENDO: Meu coração está em pedaços por causa da maldição, da vergonha, do desprezo, que veio sobre mim;

NESTE CASO O TEMA DE SUA POESIA PODERIA SER: Meu coração está quebrado; Quebrado por causa da desonra, e da afronta infamante que tive que suportar dentro em mim.

2ª_ OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O coração além de ser a sede de nossos sentimentos e de nossa motivação; Ele é acima de tudo, o lugar em nós, onde recebemos o impacto de todas as coisas boas ou ruins que acontecerem conosco, com nossos familiares, com nossos conhecidos e até mesmo com os desconhecidos.

A BÍBLIA AO RELATAR ALGUNS FATOS QUE ACONTECERAM COM MARIA MÃE DE JESUS AFIRMA: Sua mãe porém guardava todas estas coisas no coração.

LUCAS 2:51 COMO VEMOS: O coração é ao mesmo tempo sede e também deposito daquilo que acontece.

E A SITUAÇÃO DO MESMO SE TORNA A CADA DIA MAIS DIFÍCIL: E a palavra de Deus nos diz porque quase todos os corações estão enfermos, estão com dores de parto, quando afirma: Os dias são maus. EFÉSIOS: 5:16.

3ª_OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O poder positivo ou negativo do impacto que os males causam no coração vai depender do peso e da medida, daquilo que tenha acontecido.

TEM COISAS NESTA VIDA QUE INFELIZMENTE NÃO PODEMOS EVITAR: E dentre estes acontecimentos existem aqueles que são terríveis, desastrosos, catastróficos, hediondos;

OU SEJA: Tem acontecimentos que vem sobre nós que são alarmantes, assombrosos, espantosos, arrepiantes, apavorantes e aterrorizantes...

POR EXEMPLO: Não podemos impedir que de repente:

Pessoas queridas nos desprezem; nos odeiem, nos rejeitem; nos traiam; nos hostilizem; nos agridam; nos firam.

Que pessoas queridas, decidam viver na inércia; decidam viver sem objetivos; decidam não ser nada.

Que pessoas queridas sejam ou se tornem incrédulas; negligentes; omissas; transgressoras; desobediente aos pais;

EXISTEM SITUAÇÕES QUE AINDA QUE FAÇAMOS DE TUDO NÃO VAMOS PODER IMPEDIR:

Que pessoas queridas sem motivos se tornem nossas inimigas.

Que pessoas queridas nos julguem e nos condenem sem nos dar direito ou condição de defesa.

Que pessoas antes tão amáveis se tornem cruéis; desafeiçoadas; ingratas; blasfemas e atrevidas.

VÃO EXISTIR CASOS QUE APESAR DAS NOSSAS LUTAS E GUERRAS, SERÁ INEVITÁVEL IMPEDIR:
.Que pessoas queridas desejem seguir rumos nesta vida que irão levá-las por caminhos de pecado; por caminhos de perdição.
.Que pessoas queridas decidam ser inimigas do bem, escolhendo ser exatamente aquilo que você condena, aquilo que você abomina. .Que pessoas queridas sem domínio de si, decidam experimentar drogas que irão escravizá-las e destruí-las.

QUANTAS PESSOAS NO MUNDO NESSE INSTANTE: Estão com seus corações angustiados, por causa de familiares, que neste exato momento nem tem consciência da sua própria existência, por estarem dopados pelo poder maligno dos entorpecentes, que os faz adormecerem a cada dia nas sarjetas desta vida.

PODERÁ CHEGAR DIA QUE, POR CAUSA DO CURSO DA PERVERSIDADE DESTA VIDA, SERÁ IMPOSSIVEL IMPEDIRMOS: Que pessoas queridas sem escape e sem explicação, se tornem vítimas da irresponsabilidade; da perversidade e da maldade de pessoas que se tornaram desumanas.

ENFIM, NESTA VIDA JÁ ESTÁ DETERMINADO: Que pessoas queridas, das quais jamais desejaríamos nos separar, irremediavelmente mais cedo ou mais tarde, tenho o seu encontro com a morte.

É IMPORTANTE NOTAR BEM QUE: Cada uma dessas situações acima citadas, tem poder para ferir, para partir, para desanimar e até mesmo destruir corações.

E QUANDO A PESSOA: É vitimada por algum desses males por pessoas estranhas o coração sente muito, mas quando esses males são cometidos contra a mesma por familiares, amigos, conhecidos, o poder destruidor destes males sobre o seu coração será incomparavelmente maior.

E COMO RESPOSTA PELO MAL SOFRIDO: O coração de muitos consciente ou inconscientemente se tornarão: Amargos, endurecidos, cruéis, vingativos e desumanos.

DIANTE DESTE QUADRO ASSUSTADOR MAIS REAL: Quero desafiar e aconselhar a todas as pessoas que estão lendo esta postagem, que estejam feridos e desanimados, que prostrados se entreguem nas mãos daquele que os criou... .Para que Ele possa operar uma obra de restauração, de libertação e de cura, neste lugar interior que costumamos chamar de coração.

A PALAVRA DE DEUS EM I SAMUEL 16:7 P/B AFIRMA: O homem vê o exterior, porém o Senhor, vê o coração.

DEUS: Não apenas vê, mais deseja ardentemente receber e cuidar do coração de todos principalmente daqueles que estejam passando, por provas e tentações difíceis demais.

EM PROVÉRBIOS 23:26 COM TERNURA E CARINHO ELE PEDE: Filho meu, (filha minha) dá-me o teu coração.

E EM EZEQUIEL 36:26 PROMETE-VOS: E dar-vos-ei coração novo, tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

CONCLOU ESTA POSTAGEM TE DIZENDO QUE: Se nesse instante o teu coração te diz que tudo está bem: Agradeça.

MAS SE O QUE ELE TE DIZ NESSA HORA EXPRESSA: Tristeza, dor, desilusão, desgosto, amargura e desanimo, rebeldia, obstinação desejo de matar ou de morrer... Peça com fé ao Senhor um novo coração; Um coração que seja capaz de lançar fora a dor e o ódio e que seja forte o suficiente para suportar qualquer mal.

AMÉM?