REFLEXÃO: Estou Contigo!

17:22 4 Comments A+ a-



























INTRODUÇÃO: Uma missionária perguntou certa vez a um jovem qual era o problema que o mesmo estava enfrentando, ele ficou algum tempo em silêncio, depois com uma só palavra respondeu: Solidão.

Isto se deu em um programa de rádio; após aquela resposta dada pelo jovem, muitas outras pessoas telefonaram para aquele programa para compartilharem a tristeza de estarem sozinhas.

DIANTE DAQUELA EXPERIÊNCIA:

.Aquele programa extremamente superficial, foi usado por Deus através daquela missionária e penetrou misteriosamente por algumas horas no profundo e desconhecido mundo dos homens que sofrem sozinhos em silêncio.
.O locutor daquele programa que até aquele momento tinha se mostrado descrente, confessou: Mesmo com pessoas ao nosso redor, somos todos suscetíveis à solidão;

OU SEJA: Todos nós estamos sujeitos a sofrer por nos sentirmos ou acharmos que estamos sozinhos nesta vida.

PERGUNTO:

.Você já sofreu por ter se sentido ou por ter achado que estava sozinho nesta vida?

.O problema foi resolvido, ou será que você está passando por esta experiência dolorosa nesse instante.

.Desde quando isto está acontecendo?

COMENTÁRIO:

.O sentimento de solidão que dominava a alma daquele jovem, bem como das demais pessoas que ligaram para aquele programa, dominou também os corações dos discípulos que seguiam de Jerusalém para Emaús, logo após a morte de Jesus.

.A descrença, a dor, a tristeza e a frustração que invadiu a vida dos mesmos por causa da morte do mestre era tanta, que cegou os seus olhos e por isto não puderam perceber que não estavam sozinhos.

ABRA SUA BÍBLIA EM LUCAS 24:13 EM DIANTE, E VEJA MAIS UMA VEZ O RELATO DESTA EXPERIÊNCIA:

VS/13: naquele mesmo dia, dois discípulos estavam a caminho para uma aldeia chamada Emaús.

VS/14: E iam conversando a respeito de todas coisas sucedidas.

VS/15: Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.

VS/16: Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecerem.

VS/17: Então, lhes perguntou Jesus: Que é isto que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.

VS/18: Um porém chamado Cleópas, respondeu, dizendo: És o único por ventura, que, estando em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?

VS/19: Ele porém respondeu: quais? E explicaram o que aconteceu a Jesus...

VS/28: Quando se aproximaram da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.

VS/29: Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco.

COMENTÁRIO:

QUE IRONIA DO DESTINO:
Os discípulos pediram: fica conosco, exatamente para aquele que estavam certo que tinham perdido para sempre.

.Estavam arrasados e se sentindo completamente orfanados por aquele que durante toda a estrada, lhes fizera companhia.

.E com certeza assim como aquele jovem que estava sofrendo de solidão naquele momento eles também estavam sofrendo deste mesmo mal.

E QUANTO A VOCÊ:


.Será que ultimamente tem se comportado como os discípulos de Emaus?

.Será que por causa de alguma desilusão, por causa de alguma decepção ou frustração que por desígnio tiveste que passar, você está pensando que Deus não está contigo?

.Será que o Senhor está te seguindo bem de perto e você está sofrendo por não ter percebido a sua divina presença?

DURANTE TODA A VIAGEM PARA EMAÚS, O SENHOR FALOU COM AQUELES IRMÃOS PROCURANDO TIRA-LOS DAQUELE ESTADO DE SOFRIMENTO, MAS, ELES NÃO PERCEBERAM QUE ERA O SENHOR QUE LHES FALAVA.


NO VS/25 ELE DISSE: Ó néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas disseram.

NO VS/26 ELE CONTINUA: Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?

VS/27: E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.

COMENTÁRIO:

.Como vemos nestes versículos, Jesus procurou convencer aqueles irmãos que a razão de estarem se sentindo sozinhos, era porque não acreditavam nas profecias, que Deus de antemão revelara acerca de tudo aquilo que estava acontecendo com eles.

PERGUNTO:


.Será que está acontecendo o mesmo com você?
.Será que assim como os discípulos de Emaús, você também mergulhou na solidão por não aceitar acontecimentos passados ou atuais permitidos por Deus?

.Será que o Senhor tem estado ao teu lado com muitas palavras, procurando te convencer de que está errado (a) por estar agindo assim e você não tem ouvido?

VOCÊ LEMBRA DE JÁ TER DITO AS SEGUINTES FRASES:

.Parece que Deus me esqueceu.
.Será que Deus não está vendo o que está acontecendo?
.Deus me abandonou.
.Estou me sentindo tão só.

COMENTÁRIO:

SOLIDÃO: Estado de quem se acha ou vive só.

.É exatamente assim, que lamentavelmente se encontram muitas pessoas nesse instante, não que isto seja necessariamente um mal em todos os momentos;

PELO CONTRÁRIO: É saudável nos sentirmos bem com nossa própria companhia!

O PROCEDIMENTO CORRETO DEVERIA SER: Antes da pessoa procurar alguém para se relacionar, deveria aprender primeiro a relacionar-se consigo mesmo.

POIS NEM SEMPRE, QUANDO PRECISAMOS, PODEMOS CONTAR COM COMPANHIAS DISPONIBILIZADAS PARA NOS ASSISTIR:

NOTA IMPORTANTE: Há momentos na vida, que tem poder, para te lançar em um estado de solidão tal, que, se você não tiver estrutura para ficar sozinho (a) e não for capaz de perceber ou pelo menos, sentir a presença do Senhor;

ESTARÁS CONSEQUENTEMENTE: Caminhando para um estado de solidão doentia.

E CONSEQUENTEMENTE: Você se arrastará pela vida verdadeiramente sozinho (a) ainda que estejas acompanhado (a).

.Não que você esteja só, porque o Senhor é fiel em todas as suas promessas.

EM MATEUS 28:20 ELE NOS PROMETEU: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.

COMENTÁRIO:


.É comprovado cientificamente que a solidão é um dos maiores males do nosso tempo.

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS CAÍRAM EM PROFUNDA E DESNECESSÁRIA SOLIDÃO: Porque não creram na profecia, que o próprio Cristo lhes revelara que morreria, mas ao terceiro dia ressuscitaria.

O MESMO IRÁ ACONTECER COM VOCÊ:
Se não acreditares na promessa que Cristo te fez: Que está contigo todos os dias, até que seja consumado nesta vida tudo o que Ele de antemão designou para ti.

OS DISCÍPULOS DE EMAÚS VOLTARAM PARA SUAS CASAS ABORRECIDOS E ENTRISTECIDOS PORQUE ACREDITAVAM CEGAMENTE NÃO TER MAIS CONSIGO A PRESENÇA DO SENHOR:

E QUANTO A VOCÊ: Tens confiança e perfeita convicção na promessa que o Senhor te fez, que jamais te deixará só?

PARA TEU PRÓPRIO BEM: Espero no Senhor que tua resposta seja sim.

CASO CONTRÁRIO:
Ore agora mesmo e repreenda a desconfiança e o desânimo espiritual que tomou posse de tua vida e destruiu tua condição de seguir teu caminho, desfrutando da poderosa e insubstituível companhia do Senhor; que estará sempre ao teu lado, mesmo que tudo
PAREÇA CONTRÁRIO.

SOU UMA SERVA DE DEUS:QUE PELO FATO DE TER UMA ROTINA DE VIDA ESTÁVEL PRINCIPALMENTE EM MEUS RELACIONAMENTOS:

CONSTATEI QUE: Familiares independentes, arrogantes e insensa­veis, 20 anos depois se tornam dependentes, humildes e amorosos.

CONSTATEI QUE: Irmãos em Cristo altivos e cheios de si, 20 anos depois, caem em pecado, e sem honra ficam sozinhos, precisando da compaixão daqueles a quem desprezou.

CONSTATEI QUE: Aqueles adultos que hoje zombam de nós e não querem ouvir o evangelho, 20 anos depois, são adultos velhos, decadentes, doentes, que vivem geralmente no abandono e que se pudessem, dariam tudo, para estar conosco e assim, poder nos ouvirem, serem consolados e fortalecidos pela palavra que outrora rejeitaram.

CONSTATEI QUE: Pessoas que não conhecemos, sem se quer imaginarmos, estão agora nos observando e um dia, 20 anos depois, darão testemunho de nossas vidas nos altares do Senhor.

ENFIM, CONSTATATEI ACIMA DE TUDO QUE: Quando somos estáveis em nossa rotina de vida mantendo-nos fiéis a Deus e à  sua palavra, 20 anos depois, temos a oportunidade de ver que Deus realmente faz além daquilo que somos capazes de imaginar