REFLEXÃO: Relacionamento Sobrenatural!

11:12 0 Comments A+ a-
















INICIO ESTA REFLEXÃO PERGUNTANDO:

.
Você tem se relacionado com Deus diariamente?

.Desde quando?

.Deus tem se relacionado com você também?

.Desde quando?

.Foi você quem iniciou este relacionamento com o Senhor?

.
Ou foi o Senhor que veio ao teu encontro procurando assim relacionar-se contigo?

.
Dentre todas as experiência que este relacionamento tem proporcionado, qual foi a maior que já experimentastes?

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Vivemos numa geração onde o superficial tem movido e estabelecido os valores e as práticas diárias das pessoas, principalmente nos relacionamentos.

SUPERFICIAL: Pouco profundo, pouco sólido.

PENSAMENTO PREDOMINANTE NESTA GERAÇÃO: Porque profundezas se na superfície “tenho tudo que preciso facilmente”.

SEMPRE QUE VOLTO OS MEUS OLHOS PARA OS TEMPOS ANTIGOS: Um lamento enche meu peito!

MEU LAMENTO:
Porque não fui escolhida para viver entre aqueles que seguiram e serviram a Deus no passado?

ESTE ANSEIO: Tomou conta de mim, misteriosamente desde a fase de nova decidida!

E SE TRATANDO DOS RELATOS BÍBLICOS QUE NARRAM O RELACIONAMENTO DOS ANTIGOS PARA COM DEUS:
Logo que tomei conhecimento da forma como Elias se relacionava com Ele fiquei impressionada, impactada!

E DESDE ENTÃO:
O tomei como modelo para a forma de relacionamento que julguei ser a mais interessante, mais importante, mais significante para se manter com um SER SUPREMO;

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Nesta reflexão, resolvi focar o testemunho de Elias porque foi um homem que procurou desenvolver um relacionamento com Deus de uma forma tão profunda que ultrapassou os limites da nossa experiência natural e comum a todos os homens.

.Se nesse instante, fosse necessário você focar o testemunho de alguma pessoa contemporânea, que assim como Elias, tem negado o superficial e tem procurado desenvolver um relacionamento com Deus de forma tal, que ultrapasse os limites da nossa experiência natural e comum a todos:

.Quem seria o escolhido (a)?

SEGUNDA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

.No catolicismo o Papa está constituído de autoridade para beatificar e santificar aqueles que morreram, e que a sociedade julga digno de ser considerado alguém que teve um relacionamento com Deus capaz de ultrapassar os limites naturais.

MAS PARA TANTO: As pessoas que estejam empenhadas em que alguém conhecido seja beatificado e santificado precisam comprovar que a pessoa é digna de tal status, apresentando provas legitimas de dois milagres realizado pela mesma, as quais devem ser periciadas pelas autoridades competentes.

UMA MANCHETE DO JORNAL, O ESTADÃO, DIZ O SEGUINTE: Frei Galvão agora é santo, o primeiro 100% brasileiro

PARTE DO ARQUIVO: O papa Bento XVI canonizou, nesta sexta-feira, o frei Galvão, o primeiro santo 100% brasileiro, diante de 1 milhão de pessoas no Campo de Marte, em São Paulo. O processo de reconhecimento da santidade durou 69 anos. Em seu discurso, que durou mais de meia hora, Bento XVI ressaltou sobre Frei Galvão: Sua prudência e sabedoria, capacidade de acolher zelosamente os pobres e doentes. "O carisma, fervoroso adorador, grande e abnegado devoto.
O papa disse que a "fama de sua imensa caridade não tinha limites"

COM BASE NESTE PROCEDIMENTO PERGUNTO:

CASO FOSSE NECESSÁRIO PROVAR QUE A PESSOA QUE VOCÊ ESCOLHEU COMO SENDO ALGUÉM QUE TEM EXPERIMENTADO UM RELACIONAMENTO SEMELHANTE OU PARECIDO AO DE ELIAS:

.
Que experiências você tem para apresentar, sobre a mesma que tenha acontecido em seu relacionamento com Deus, que confirmem que esta pessoa tem se relacionado com Deus, além da nossa experiência natural?

AGORA VEJAMOS A LISTA DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS PROFUNDAS QUE ELIAS EXPERIMENTOU EM SEU RELACIONAMENTO COM DEUS:

EM I REIS 17:1 ELE DISSE:
Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu diga para cair orvalho e chuva de novo.

.E ASSIM FOI

EM IREIS 17:6, ELE É ALIMENTADO POR CORVOS POR ORDEM DIVINA, O TEXTO RELATA:
Ele bebia água do riacho, e os corvos vinham trazer pão e carne todas as manhãs e todas as tardes.

EM I REIS 17:15 E 16 ELE É ALIMENTADO POR UMA VIÚVA MIRACULOSAMENTE: Então a viúva foi e fez como Elias tinha dito. E todos eles tiveram comida para muitos dias. Como o Senhor havia prometido por meio de Elias, não faltou farinha na tigela nem azeite no jarro.

EM I REIS 17:21 E 22 ELE ORA PELO FILHO DA VIÚVA QUE O HOSPEDAVA E O RESSUSCITOU: Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: Ó Senhor, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! E o Senhor Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver.

EM I REIS 18:37 E 38 PARA PROVAR QUE O SENHOR ERA SUPREMO E ÚNICO, OROU DIZENDO:
Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti! Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta.

EM I REIS 19:5 AO 7 É ALIMENTADO ANIMADO E ORIENTADO POR UM ANJO, O TEXTO DIZ:
Elias se deitou debaixo da árvore e caiu no sono. De repente, um anjo tocou nele e disse:Levante-se e coma. Elias olhou em volta e viu perto da sua cabeça um pão assado nas pedras e uma jarra de água. Ele comeu, e bebeu, e dormiu de novo. O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele pela segunda vez, dizendo: Levante-se e coma; se não, você não agüentará a viagem.

EM I REIS 19:9 RECEBE A MANIFESTAÇÃO DO PRÓPRIO DEUS:
Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Disse-lhe o Senhor: Vai, volta ao teu caminho...

EM II REIS 1:10 ELE ORDENOU QUE CAISSE FOGO DE DEUS PARA CONSUMIR SEUS INIMIGOS:
E assim foi.

E EM II REIS 2:8 FENDEU AS ÁGUAS DO RIO COM SEU MANTO:
E elas se abriram.

E EM II REIS 2:11 É ARREBATADO POR DEUS DE UMA FORMA ESPETACULAR, O TEXTO DIZ:
Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

COMENTÁRIO:

.Este relatório é em sua maior parte inusitado e sobremodo admirável.

.Creio que o episódio que aconteceu no monte Carmelo entre ele e os profetas de Baal é destacado em comentários e versos musicados, como sendo um dos mais notáveis;

MAS DENTRE TODOS OS FATOS CURIOSOS QUE ACONTECERAM NO RELACIONAMENTO DE ELIAS COM DEUS, A EXPERIÊNCIA QUE ESCOLHI PARA ESTIMULAR-ME A UMA EXPERIÊNCIA MAIOR EM MEU RELACIONAMENTO COM O SENHOR: Foi a experiência que ele teve quando subiu ao cimo do monte Carmelo, para pedir ao Senhor que fizesse chover.

O TEXTO DE I REIS 18:42 EM DIANTE RELATA ESTA EXPERIÊNCIA DIZENDO: Elias, porém, subiu ao cimo do Carmelo, e, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, e disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes. À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Dentro em pouco, os céus se enegreceram, com nuvens e vento, e caiu grande chuva.

COMENTÁRIO:

.Este texto é especial para mim, não apenas pelo prodígio que aconteceu;

.Ele foi escolhido por mim, como mais importante dentro das experiências que Elias teve em sua vida religiosa;

.Porque este acontecimento, nos revela o que levou Elias, um simples ser humano, como nós somos, ultrapassar os limites da experiência natural e experimentar acontecimentos sobrenaturais em seu relacionamento com o Senhor.

1ª/OBSERVAÇÃO IMPORTANTE QUE ESTE ACONTECIMENTO NOS REVELA: A forma como Elias buscava um contato com o sobrenatural, com o divino, era profunda e intensa.

OS VERSOS 42 P/B E 44 P/A AFIRMAM:
Elias, encurvado para a terra, meteu o rosto entre os joelhos, E assim por sete vezes. Orou pedindo ao Senhor que fizesse chover.

2ª/OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Ele se relacionava com Deus, certo de que este iria se manifestar a ele.

O VERSO 43 AFIRMA:
E disse ao seu moço: Sobe e olha para o lado do mar. Ele subiu, olhou e disse: Não há nada. Então, lhe disse Elias: Volta. E assim por sete vezes.

A PALAVRA DE DEUS EM TIAGO 5:16 EM DIANTE, NOS ESTIMULA A COPIARMOS E COLARMOS EM NOSSAS VIDAS, A FORMA COMO ELIAS SE RELACIONAVA COM DEUS DIZENDO:
Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.

PARA ESTA PREGAÇÃO, DESTAQUEI A ELIAS COMO MODELO, MAS PELO QUE TENHO OBSERVADO BUSCAR E MANTER UM RELACIONAMENTO COM DEUS, CERTO DA SUA MANIFESTAÇÃO E ATUAÇÃO ERA UMA MARCA NA FORMA COMO OS ANTIGOS SE RELACIONAVAM COM SENHOR:

NO SALMOS 63:1 E 2 DAVI AFIRMOU: Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua força e a tua glória.

NO SALMOS 55:17 ELE CONFESSA:
À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.

NO SALMOS 57:2 CERTO DA MANIFESTAÇÃO DO SENHOR NO RELACIONAMENTO QUE MANTINHA COM O MESMO PROCLAMA:
Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

E AINDA NO SALMOS 119:164: O SALMISTA QUE ESCREVEU O MESMO CONFESSA: Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos.

NO INICIO PERGUNTEI:

.Se nesse instante fosse necessário você focar o testemunho de alguma pessoa contemporânea, que assim como Elias, tem negado o superficial e tem procurado desenvolver um relacionamento com Deus de forma tão profunda que ultrapasse os limites da nossa experiência natural e comum a todos:

.
Quem seria o escolhido (a)?

PERGUNTEI TAMBÉM:

.
Que experiências você tem para apresentar, sobre a mesma que tenha acontecido em seu relacionamento com Deus, que confirmem que esta pessoa tem se relacionado com Deus, além da nossa experiência natural?

OUTRA CARACTERÍSTICA QUE ME CHAMOU ATENÇÃO NA FORMA COMO ELIAS SE RELACIONAVA COM DEUS, ERA A SUA CONVICÇÃO DE QUE SUA POSTURA NESTE RELACIONAMENTO ERA CORRETA E APROVADA: Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, eu sempre tenho servido a ti e só a ti. (SOU ZELOSO) Mas o povo de Israel quebrou a sua aliança contigo, derrubou os teus altares e matou todos os teus profetas. Eu sou o único que sobrou, e eles estão querendo me matar!

CONVICÇÃO:
Certeza adquirida.
POSTURA: Costume, jeito, maneira modo...

NESTA FALA ELIAS MOSTRA QUE ALÉM DE TER ADQUIRIDO A CERTEZA DE QUE ERA APROVADO POR DEUS NA FORMA COMO SE RELACIONAVA COM ELE: Pensava que era o único a se portar assim naquele momento, alimentava o pensamento de que somente ele permanecia fiel às leis e aos estatutos de Deus.

PARA SUA ALEGRIA E ALÍVIO: Naquela conversa, o Senhor o conforta, lhe revelando que apesar de estarem fazendo isto em secreto, ele não era o único, pois conhecia e estava conservando “em Israel sete mil servos que os joelhos não se dobraram e a boca dos mesmos não tinha beijado a Baal: I REIS 19:18.


ANTES DE CONCLUIR ESTA MENSAGEM QUERO QUE RESPONDA-ME:
.
Será que por ter a mesma convicção que Elias tinha, a pessoa que você escolheu, foi a ti mesmo?

ELIAS FOI FIRME NA PRESENÇA DE DEUS COM RESPEITO À FORMA COMO O SERVIA, E A VIÚVA QUE O HOSPEDOU TAMBÉM O APROVOU COMO TAL, VEJA O QUE ELA DECLAROU:
Agora eu sei que o senhor é um homem de Deus e que Deus realmente fala por meio do senhor! I REIS 17:23 E 24.

SE VOCÊ SE IDENTIFICOU COM ELIAS NA FORMA DE SE RELACIONAR COM DEUS:

.Qual dentre todas as experiência que este relacionamento tem proporcionado, as pessoas que te conhecem destacaria como sendo a maior que já experimentastes?

CONSELHO: Caso não tenhas escolhido a ti mesmo ou se quer tenha pensado nesta possibilidade anteriormente:

.
É importante que você saiba nesse instante, que o Senhor está esperando que tenha a disponibilidade de procurar ter com Ele, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento, um relacionamento além da tua experiência natural, , assim como Elias buscava ter.

EM SUA PALAVRA ELE SE REVELOU A JEREMIAS DIZENDO:
Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes. Jr 33:3

E PARA TENHAS A CERTEZA DE QUE ELE DESEJA TER UM RELACIONAMENTO SOBRENATURAL CONTIGO,ASSIM COMO TEVE COM MUITAS PESSOAS NO PASSADO, VEJA UMA PARTE DO EPISÓDIO QUE ACONTECEU ENTRE ELE E FELIPE NO FINAL DE SEU MINISTÉRIO TERRENO:

EM JOÃO 14:8 FELIPE REPLICOU: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

NOS VERSOS SEGUINTES DESTE MESMO CAPÍTULO O SENHOR O ADMOESTA PERGUNTANDO: Felipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.

E NOS VERSÍCULO 12 E NO VERSO 21 O SENHOR FAZ A PROMESSA DE QUE SE MANIFESTARÁ E MANTERÁ UM RELACIONAMENTO SOBRENATURAL, COM TODO AQUELE QUE TOMAR A DECISÃO DE SE RELACIONAR COM ELE PELA FÉ E PELA OBEDIENCIA: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará,

.Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.
COMO VÊS, A PROMESSA DE QUE O SENHOR SE RELACIONARÁ CONTIGO DE FORMA SOBRENATURAL, ESTÁ ESTABELECIDA E ELE É FIEL PARA CUMPRIR O QUE PROMETEU: Agora, Cabe a você reconhecer e aceitar o seu amor, sua graça e seu perdão e determinar para si um relacionamento com Deus em nome do Senhor Jesus, que ultrapasse os limites de tua experiência natural, e pela fé e pela obdiência à sua palavra, tomar posse desta e todas as demais promessas que Ele tem reservado para aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador de suas vidas.

SOU UMA SERVA DE DEUS:QUE PELO FATO DE TER UMA ROTINA DE VIDA ESTÁVEL PRINCIPALMENTE EM MEUS RELACIONAMENTOS:

CONSTATEI QUE: Familiares independentes, arrogantes e insensa­veis, 20 anos depois se tornam dependentes, humildes e amorosos.

CONSTATEI QUE: Irmãos em Cristo altivos e cheios de si, 20 anos depois, caem em pecado, e sem honra ficam sozinhos, precisando da compaixão daqueles a quem desprezou.

CONSTATEI QUE: Aqueles adultos que hoje zombam de nós e não querem ouvir o evangelho, 20 anos depois, são adultos velhos, decadentes, doentes, que vivem geralmente no abandono e que se pudessem, dariam tudo, para estar conosco e assim, poder nos ouvirem, serem consolados e fortalecidos pela palavra que outrora rejeitaram.

CONSTATEI QUE: Pessoas que não conhecemos, sem se quer imaginarmos, estão agora nos observando e um dia, 20 anos depois, darão testemunho de nossas vidas nos altares do Senhor.

ENFIM, CONSTATATEI ACIMA DE TUDO QUE: Quando somos estáveis em nossa rotina de vida mantendo-nos fiéis a Deus e à  sua palavra, 20 anos depois, temos a oportunidade de ver que Deus realmente faz além daquilo que somos capazes de imaginar