REFLEXÃO: A maldição da Impureza!

17:55 0 Comments A+ a-





















INTRODUÇÃO: O crente como servo tem muitas ordens a cumprir, e cada ordem dada ao mesmo, tem uma necessidade específica e um grau de dificuldade diferenciado;

ALGUMAS ORDENS DADAS: São fáceis de serem cumpridas.

O CUMPRIMENTO DE OUTRAS NO ENTANTO: É extremamente difícil.

ENTRE ESTAS: Encontra-se a ordem de que todos os servos devem manterem-se puros.

A PALAVRA EM PROVÉRBIOS 20 VERSÍCULO 9 SE REPORTANDO A ESTA ORDEM, ARGUMENTA PERGUNTANDO: Quem pode dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?

NESTA POSTAGEM FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DE SALOMÃO E DE UMA FORMA BEM PESSOAL, PERGUNTO: Você está em condições de dizer com poder e auoridade, purifiquei o meu coração, limpo estou do meu pecado?

E ENTÃO: Qual é tua resposta?

COMENTÁRIO:

MANTER-SE PURO: Isto é conservar-se sem mistura nem alteração, sem impurezas, límpido, transparente.

IMPUREZA: Qualidade ou estado de impuro.

IMPURO: Que não tem pureza; que contém impurezas.

PRIMEIRA NOTA IMPORTANTE:

MANTER-SE PURO É UMA ORDEM QUE É AO MESMO TEMPO: Extremamente difícil e extremamente necessária;

A PESSOA: Que almeja ser uma parte legitimamente integrada no reino de Deus, não poderá escolher entre estar ou não estar pura;

A QUESTÃO É DECISIVA: O Adorador deve manter-se puro; esta é a principal condição exigida para aqueles que almejam ser alistados por Deus como sendo verdadeiros adoradores.

A PALAVRA EM MATEUS CAP/5 DIZ:

VS/8: Felizes as pessoas que têm o coração puro, Pois elas verão a Deus.

I JOÃO CAP/1 CONFIRMA ESTA VERDADE DIZENDO:

VS/5: A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão.

VS/6: Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações.

SEGUNDA NOTA IMPORTANTE:

OS MOTIVOS QUE LEVAM OS VERDADEIROS ADORADORES A MANTEREM-SE PUROS SÃO INALISTÁVEIS.

MAS EXISTEM ALGUNS MOTIVOS QUE SÃO ESSENCIAIS.

OU SEJA: Existem motivos pelos quais o adorador deve purificar-se que são absolutamente necessários; indispensáveis:

MOTIVOS ESTES FUNDAMENTAIS: Pois levará os verdadeiros adoradores a somar pontos de grande importância no desempenho e aprovação espiritual;

1º/ MOTIVO ESSENCIAL QUE O ADORADOR TEM PARA MANTER-SE PURO:

TODA E QUALQUER ADORAÇÃO OU SERVIÇO QUE É PRESTADO A DEUS NUM ESTADO DE IMPUREZA: É um culto ou serviço vazio, oco; sem valor; insignificante; inútil (Não útil; sem préstimo: não presta)


A PALAVRA EM II TIMÓTEO CONFIRMA ESTE PONTO AFIRMANDO:

VS/19: Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.


E PARA DEIXAR CLARO ESTA VERDADE O APOSTÓLO FAZ UMA ALEGORIA NESTA MESMA PASSAGEM DIZENDO:

VS/20: Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra.

VS/21: Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.

2º/ MOTIVO ESSENCIAL QUE O ADORADOR TEM PARA MANTER-SE PURO:

TODA E QUALQUER ADORAÇÃO OU SERVIÇO QUE É PRESTADO A DEUS NUM ESTADO DE IMPUREZA: É um culto ou um serviço ilusório (aparente e superficial); É uma realidade que só existe na fantasia de quem o serve assim, representa um sacrifício de tolos.

O APOSTOLO PAULO CONSCIENTE DESTA REALIDADE ACONSELHA A TIMÓTEO DIZENDO: (II Timóteo 2:5 na linguagem de hoje)

VS/5: O atleta que toma parte numa corrida não recebe o prêmio se não obedecer às regras da competição.

A MESMA PASSAGEM NA TRADUÇÃO REVISTA E ATUALIZADA AFIRMA:

VS/5: O atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.

E A NORMA QUE ENCONTRAMOS EM ECLESIASTES 9 PARA O VERDADEIRO ADORADOR É:

VS/8: Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.

A PALAVRA NO SALMOS 24, PERGUNTA E AFIRMA:

VS/3: Quem subirá ao monte do Senhor ou quem estará no seu lugar santo?


VS/4: Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

VS/5: Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.

VS/6: Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.

3º/ MOTIVO ESSENCIAL QUE O ADORADOR TEM PARA MANTER-SE PURO:

TODA E QUALQUER ADORAÇÃO OU SERVIÇO QUE É PRESTADO A DEUS NUM ESTADO DE IMPUREZA: Representa uma farsa (uma mentira); E por isto mais cedo ou mais tarde será frustrado pelo próprio Deus.


JESUS NO LIVRO DE MATEUS CAP/7, NOS DEU DE ANTEMÃO A SEGUINTE ADVERTÊNCIA:

VS/21: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

VS/22: Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres?

VS/23: Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

4º/ MOTIVO ESSENCIAL QUE O ADORADOR TEM PARA MANTER-SE PURO:

TODA E QUALQUER ADORAÇÃO OU SERVIÇO QUE É PRESTADO A DEUS NUM ESTADO DE IMPUREZA: Será um culto ou um serviço estéril e sem dúvida alguma no tempo certo será escusado por Deus.

ESCUSADA: É a pessoa que é considerada inútil e desnecessária, sendo assim será rejeitada.

ESTE PONTO NOS FAZ LEMBRAR A PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL, EM LUCAS 13:6, JESUS PROFERIU A MESMA DIZENDO:


VS/6: Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum.

VS/7: Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro
nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir nada?”

VS/8: Mas empregado respondeu: “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo.

VS/9: Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la.”

VEJA AGORA O PARALELO QUE É POSSÍVEL FAZERMOS DESTA PARÁBOLA COM A PARÁBOLA DE JOÃO 15.

VS/1: Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

VS/2: Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.

VS/3: Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado;

VS/4: permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.

VS/5: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

VS/6: Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

VS/7: Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

VS/8: Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos

5º/ MOTIVO ESSENCIAL QUE O ADORADOR TEM PARA MANTER-SE PURO:

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA É: distorcida; maligna; injusta; pecaminosa; diabólica e avessa.

OU SEJA: Aquilo que ele retorna em seu relacionamento com Deus, com as pessoas e com as circunstâncias em geral, flui quase sempre de forma negativa.

VEJAMOS AGORA DE FORMA DETALHADA:

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É DISTORCIDA:
É alterada e desvirtuada, deprecia a virtude, o valor, o merecimento de: Priva de mérito ou prestígio; julga desfavoravelmente; Toma em mau sentido em mau intenção; torce o sentido de;


EM MATEUS 21:14 AO 16, JESUS EFETUA CURAS NO TEMPLO E VEJA A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE OS PRINCIPAIS SACERDOTES E OS ESCRIBAS LHE DERAM PELOS MILAGRES QUE OPEROU:

14/ Cegos e coxos iam encontrar Jesus no pátio do Templo, e ele os curava.

15/ Os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei ficaram zangados quando viram as coisas maravilhosas que ele fazia e ouviram as crianças gritando no pátio do Templo: Hosana ao Filho de Davi!


16/ E eles disseram a Jesus: Você está ouvindo o que estão dizendo? Jesus respondeu: Claro que sim! Será que vocês nunca leram a passagem das Escrituras Sagradas que diz: “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito”?

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS, NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É MALIGNA: É maldosa( Provocante, maliciosa ou mal-intencionada) maléfica (Nociva, danosa, prejudicial ou ruinoso).

EM MATEUS 9:32, JESUS EFETUA A LIBERTAÇÃO DE UM MUDO ENDEMONINHADO, E COMO RESPOSTA FOI BLASFEMADO PELOS FARIZEUS:


32/ Ao retirarem-se eles, foi-lhe trazido um mudo endemoninhado.

33/ E, expelido o demônio, falou o mudo; e as multidões se admiravam, dizendo: Jamais se viu tal coisa em Israel!

34/ Mas os fariseus murmuravam: Pelo maioral dos demônios é que expele os demônios. A cura de um mudo endemoninhado.

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É INJUSTA: É desonesta e parcial;

O PEDIDO QUE A MÃE DE TIAGO E JOÃO FEZ A JESUS FOI A RESPOSTA DE UM COMPORTAMENTO NEGATIVO:


20/ Então, se chegou a ele a mulher de Zebedeu, com seus filhos, e, adorando-o, pediu-lhe um favor.

21/ Perguntou-lhe ele: Que queres? Ela respondeu: Manda que, no teu reino, estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita, e o outro à tua esquerda.

22/ Mas Jesus respondeu: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos.

23/ Então, lhes disse: Bebereis o meu cálice; mas o assentar-se à minha direita e à minha esquerda não me compete concedê-lo; é, porém, para aqueles a quem está preparado por meu Pai.

24/ Ora, ouvindo isto os dez, indignaram-se contra os dois irmãos

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É PECAMINOSA: É omissa ou transgressora.

EM MATEUS 22: ALGUNS HERODIANOS DÃO A JESUS UMA RESPOSTA COMPORTAMENTAL NEGATIVA, USANDO A QUESTÃO DO TRIBUTO COMO ARMADILHA:


15/ Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra.

16/ E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para dizer-lhe: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que ensinas o caminho de Deus, de acordo com a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas a aparência dos homens.

17/ Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não?

18/ Jesus, porém, conhecendo-lhes a malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?

19/ Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário.

20/ E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição?

21/ Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

22/ Ouvindo isto, se admiraram e, deixando-o, foram-se.

A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É DIABÓLICA: Demoníaca, satânica ou infernal;

UM DOS MAIORES EXEMPLO DE RESPOSTA COMPORTAMENTAL NEGATIVA DESTA NATUREZA, ENCONTRA-SE EM MATEUS 26:20, QUANDO VEMOS JESUS CUMPRIR A DIFICIL MISSÃO DE INDICAR JUDAS UM DOS SEUS DISCÍPULOS COMO SEU TRAIDOR:

20/ Chegada a tarde, pôs-se ele à mesa com os doze discípulos.

21/ E, enquanto comiam, declarou Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós me trairá.

22/ E eles, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?

23/ E ele respondeu: O que mete comigo a mão no prato, esse me trairá.

24/ O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem o Filho do Homem está sendo traído! Melhor lhe fora não haver nascido!

25/ Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre? Respondeu-lhe Jesus: Tu o disses


A VISÃO, PENSAMENTOS, INTERPRETAÇÃO E A RESPOSTA COMPORTAMENTAL QUE O ADORADOR (A) DÁ A DEUS, DIANTE DA VIDA E DAS PESSOAS NUM ESTADO DE IMPUREZA:

É AVESSA: É adversa, contrária, desfavorável, oposta;

EM MATEUS 13:54, JESUS PREGA EM NAZARÉ, OS SEUS VIRAM, PENSARAM, INTERPRETARAM E DERAM AO MESMO UMA RESPOSTA CONTRÁRIA:


54/ E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?

55/ Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?

56/ Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?

57/ E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.

58/ E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

COMENTÁRIO:

.Males sem conta tem se transformado em blasfêmias, contra Deus e aquilo que é sagrado, nos lábios e na resposta comportamental de pessoas impuras.



.Males e prejuízos reparáveis e irreparáveis tem permeado, assolado e tornado em caos a experiência de vida daqueles, que por falta de temor, sabedoria, discernimento, direção divina e submissão a Deus e à sua vontade, cairam na infelicidade permitir e manter, próximo, diante ou atrelado a si de forma direta ou indireta, pessoas impuras.

QUANTAS VEZES VOCÊ JÁ DISSE OU OUVIU ALGUÉM DIZER:

.
Fui mal interpretado.
.Não é o que você está pensando.
.Você está redondamente equivocado.
.Você está vendo demais.
.Você está cego.
.Você está vendo maldade onde não existe.
.Seu comentário é maldoso.
.Você tem certeza daquilo que acabou de falar?
.De onde você tirou está idéia?
.Se eu soubesse que terminaria assim teria ficado calado, teria evitado...
.Me desculpe dizer: mas você está completamente enganado ao meu respeito;

MUITAS PESSOAS VITIMADAS, PELAS RESPOSTAS NEGATIVAS, CONSEQUÊNTES DE COMPORTAMENTOS IMPUROS, COSTUMAM DIZEREM INDIGNADAS, RESSENTIDAS:
.Ninguém faz idéia daquilo que tu é capaz!
.Se eu pudesse voltar atrás! Infelizmente...
.Não te pediria ajuda, ainda que fosses a última pessoa na face da terra!
.Impossível esquecer o mal que m fizeste!
CONCLUO ESTA POSTAGEM AFIRMANDO QUE:
Todos nós por muito, por pouco ou gratuitamente já fomos vítimas do comportamento negativo de pessoas de quem esperávamos uma resposta positiva.
PERGUNTO:

.Você conhece alguma pessoa que está adorando e servindo a Deus num estado de impureza ?

.E quanto a ti?