REFLEXÃO: Mulher frustrada!

23:45 0 Comments A+ a-



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.

Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.


Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.


Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.



A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração.



Eu, porém, cantarei a tua força;pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia;pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia.
SALMOS-59:16/ 97:11




A BÍBLIA EM I SAMUEL CAPÍTULO 1, AFIRMA:

1/2_Houve um homem cujo nome era Elcana e este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana e da outra era Penina. Penina tinha filhos Ana porém não os tinha.

3/4_ Subia este homem da sua cidade de ano em ano para adorar e sacrificar ao Senhor em Siló. E sucedeu no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina e todos os seus filhos.

5/6_ Porém a Ana dava uma parte excelente; porquanto ele amava Ana, porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre. E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer; porquanto o Senhor lhe tinha cerrado a madre.

7/8_ E assim o fazia ele de ano em ano: Quando ela subia a casa do Senhor, assim a outra a irritava: pelo que chorava e não comia. Então Elcana seu marido, lhe disse: Ana porque choras? E porque não comes? E porque está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos.

9/10_ Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli o sacerdote, estava sentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela pois com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.

11_ E votou um voto, dizendo:Senhor dos Exércitos! Se benignamente atenderes para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas a tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida.

12/13_ E sucedeu que,perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli fez atenção a sua boca. Porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso Eli a teve por embriagada.

14/15_ Era preciso vir aqui embriagada? perguntou Eli. Afaste-se desse vício. Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho, nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor;

16/17_Não tenhas a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição e que tenho falado até agora. Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

COMENTÁRIO:

.Segundo o texto que lemos vemos que Ana é uma figura típica das mulheres que rendidas aos males que lhes sobrevêm assumem um comportamento infeliz.

COMPORTAMENTO INFELIZ É O MESMO QUE: comportamento abatido, deprimido, magoado, melancólico, triste, jururu...

I NOTA IMPORTANTE:

São muitos os motivos que podem levar uma mulher a assumir uma postura infeliz.

MAS: Um dos motivos mais fortes são as frustrações principalmente as permanentes.

NO CASO DE ANA:
Ela se frustrou por ser estéril e se não bastasse, ainda tinha que conviver com uma rival hostil, por causa da predileção que recebia da parte do esposo; enciumada, sua rival descarregava sua raiva provocando-a exessivamente lançando em rosto a sua deficiência, sua frustração.

OBSERVAÇÃO: As mulheres do passado, bem como as de hoje, em sua maioria, não sabem lidar com situações frustrantes.

ESTA É A ORDEM DOS FATOS:

QUANDO SEUS DESEJOS, PROJETOS, SONHOS OU ILUSÕES NÃO ACONTECEM COMO AS MESMAS ESPERAVAM: Elas permitem que pensamentos e sentimentos negativos e atitudes erradas assumam o comando de suas vidas.

II NOTA IMPORTANTE:

Este comportamento infeliz, poderá ser temporário ou ser alimentado permanentemente, tudo vai depender do tamanho da sua decepção, quanto mais desiludida ela estiver, maior será a soma e o peso destes pensamentos, destes sentimentos e mais negativo e contrário será o seu comportamento.

VEJA ALGUNS TRAÇOS DO PERFIL, NO COMPORTAMENTO QUE ANA ASSUMIU POR ANOS POR CAUSA DA SUA FRUSTRAÇÃO:

Vs/7_ Chorava e não comia.
Vs/8_Era uma mulher triste.
Vs/10_Era amargurada, descontrolada e desconsolada. (Chorou abundantemente)
Vs/15_ Ela mesma afirmou ser uma mulher atribulada de espírito, ou seja: ela era uma mulher agoniada, aflita, cheia de tormentos, desgostosa...
Vs/ 16_ Ela confirma esta verdade dizendo ser exessivamente anciosa e aflita.

PERGUNTO:

.Porque Ana viveu tantos anos consumida por sua frustração?

EU PERGUNTEI E VOU RESPONDER COM OUTRA PERGUNTA:

.Como poderemos nos livrar de algo que adotamos, interiorizamos e o reconhecemos como sendo nosso?

VEJA COMO ERA QUE ANA CONSIDERAVA OS MALES QUE POR ANOS ADOTOU E ALIMENTOU EM SI, SOBRE OU PERTO DE SI:

.NO Vs/16 ELA DIZ: Minha ansiedade; minha aflição.

É IMPORTANTE NOTAR QUE:
Ana tomou posse e se tornou por muitos anos, dona de seus próprios males.

ESTEJA CERTA DE UMA COISA: Nosso corpo tem um sistema de defesa, mas ele não irá lutar contra aquilo que já adotamos como sendo nosso e dia após dia alimentamos.

É COSTUME FREQUENTE, DIZERMOS OU OUVIRMOS OUTRAS MULHERES DIZEREM:

.Minha rival, minha aflição, minha tristeza, minha angustia, minha amargura, minha dor...

SE ESTE COMPORTAMENTO FOR PERMANENTE,
CONSEQUENTEMENTE, LOGO, LOGO, ESTARÃO DIZENDO:

.Minha dor de cabeça; minha enxaqueca; minha gastrite nervosa; minha úlcera; minha artrite; minha hipertensão; meu derrame; meu infarto, minha depressão, minha loucura, minha compulsão, meu câncer...

RESULTADO FINAL: Nos tornaremos e seremos chamadas e tratadas
pelos outros como: A coitada! A pobrezinha! A infeliz! A desgraçada...

A BÍBLIA AFIRMA EM II CORINTIOS 1:3 E 4: Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e o Deus de toda a consolação! É Ele quem nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angustia, com a consolação que nós mesmos somos contemplados por Deus.

SEGUNDO ESTE TEXTO: o nosso Deus é consolador: Ele consola qualquer mal.

CONSOLADOR: Aquele que consola.

CONSOLAR: Aliviar a dor, o sofrimento; a pena; dar prazer; dar conforto; suavizar; animar...

MAS: Ele só dará consolo para a mulher que deseja e anseia verdadeiramente por sua misericórdia e consolação.

ESTEJA CERTA QUE: Pensamentos, sentimentos, atitudes negativas; pressões internas e externas; se adotadas e alimentadas por nós silenciosamente irão minar o nosso bem estar físico, emocional e espiritual.

A ALGUM TEMPO ATRÁS, OUVI UM PISICOTERAPEUTA AFIRMAR:
A pessoa só pode ser aquilo que ela tem em si.

ESTA INFORMAÇÃO NOS ATRELA DE FORMA DIRETA A OUTRA VERDADE:

Para nossa própria felicidade e para a felicidade imediata e eterna dos outros, pesa sobre todas as pessoas o grande desafio de acertar em sua conduta diária, e isto, em toda e qualquer situação.

PERGUNTO: Como é que isto será possível se fores uma Ana da vida; Se estiveres vivendo dominada pela frustração?

SE AGIRMOS COMO ANA AGIU: Iremos contaminar nosso ser em todos os sentidos e inevitavelmente iremos errar em nossa forma de sentir e de ser.

PREJUDICANDO PRINCIPALMENTE: A nossa qualidade de vida, bem como a qualidade de vida da nossa família, familiares e pessoas agregadas.

PREJUDICAREMOS TAMBÉM: A vida dos nossos irmãos em Cristo; dos nossos amigos; colegas; conhecidos; desconhecidos e principalmente a vida das pessoas que se opõem a nós como inimigas.

MANIFESTAREMOS DE PRÓPOSITO OU INVOLUNTÁRIAMENTE: ações e reações desagradáveis, contraditórias, incoerentes, distorcidas e malignas.

III NOTA IMPORTANTE:

NÃO SE ENGANE, NÃO SE ILUDA, É CERTO QUE MALES VIRÃO, POIS A BÍBLIA EM MATEUS 6:34 AFIRMA: Não vos inquieteis com o dia de amanhã, o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

SEJA CONSCIENTE: Males virão! a Bíblia não mente e jamais mentirá.

SE ELA AFIRMA QUE MALES VIRÃO: Não se engane eles virão, mas não devemos adotá-los como nossos, eles serão os males do dia e não seu.

A NÃO SER QUE: você o receba como tal, adote-o e o alimente diariamente.

CUIDADO: Tem mulher, que é capaz de passar o dia todo frustrado por qualquer bobagem.

A MAIORIA SE ENTRISTECE E FICA CHATEADA: pelo bolo que queimou! A comida que salgou, a infeliz da agulha que lhe furou o dedo...

APRESENTAREI AGORA ALGUMAS REGRAS BÁSICAS QUE IRÃO AJUDÁ-LAS A ACERTAR DIANTE DOS MALES MAIORES:

1º/ VIVA EM ATITUDE DE GRATIDÃO, DO NASCER AO PÔR DO SOL, DÊ GRAÇAS POR TUDO, PORQUE ESTA É VONTADE DE DEUS: Perseverai na oração, vigiando com ações de graças._Colossenses 4:2

2º/ AO INVÉS DE ABATER-SE, ELEVE SEU ESPÍRITO A DEUS, ATRAVÉS DA ORAÇÃO OU DA SÚPLICA, E NESSE ESTADO DE PERFEITA COMUNHÃO, PEÇA A ELE QUE TRANSFORME O MAL QUE ESTIVER ENFRENTANDO EM UM GRANDE BEM_ Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito _ Romanos 8:28

3º/ COM UM ESPÍRITO SUBMISSO, HUMILDE E QUEBRANTADO, PEÇA A DEUS QUE SE FOR POSSÍVEL PASSE ESTE MAL DE VOCÊ_ Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como Tu queres. _ Mateus 26:39

4º/ CONFESSE PARA DEUS QUE SE NÃO FOR POSSÍVEL ELE FAZER ESTE MAL PASSAR DE TI, QUE DÊ A VOCÊ O DEVIDO CONSOLO_ Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma _Salmos 94:19

LIÇÃO PARA NOSSAS VIDAS: Todo problema requer solução; e a solução só existe por que existe problema.

CUIDADO PORTANTO: para não fugir ou resistir à solução das tuas frustrações, fazendo assim de teus problemas uma forma de barganhar aquilo que precisas para viver.

PARA VOCÊ QUE TEM SIDO UMA GUERREIRA DIANTE DAS FRUSTRAÇÕES; E AS TEM ENCARADO COMO SENDO PARTE NATURAL DESTA VIDA: Afinal, problemas acontecem a todos.

CUIDADO COM AS PESSOAS QUE DETERMINARAM PARA SI MESMAS, UM COMPORTAMENTO INFELIZ:
Caso elas lhe procurem para falar de seus males, só gaste sua energia e seu precioso tempo com as mesmas, se estiverem dispostas a tratar as suas feridas.

PORQUE:
No geral as pessoas infelizes, não falam de seus males, porque querem ajuda, muitas querem apenas encontrar alguém que lhes ajudem a alimentar suas frustrações.

IV NOTA IMPORTANTE:

As pessoas que costumam agir como Ana agiu, se tornam dependentes de seus males, se elas sararem irão viver do que?

NO TEXTO QUE LEMOS: Vimos claramente que, enquanto Elcana alimentou, com mimos e predileção as dores de Ana, ela não superou sua frustração.

SOMENTE QUANDO ELE A REPREENDEU: é que ela foi ao templo para derramar com determinação aos pés do Senhor aqueles anos que se entregara à sua frustração.

ELCANA A REPREENDEU DE FORMA AMOROSA, MAS FIRME, DIZENDO: Que está acontecendo com você, Ana? Por que não come? Por que você fica tão triste pelo fato de não ter filhos? Ter a mim como marido não é melhor do que ter dez filhos?

O VERSÍCULO SEGUINTE MOSTRA QUE: depois da repreensão do marido, Ana foi ao templo e através de uma longa oração ela procurou a solução do seu problema.

ANA VIVEU MUITOS ANOS ERRANDO EM SUA PRÁTICA DIÁRIA, POIS A BÍBLIA PREGA CONTRA O SEU COMPORTAMENTO QUANDO AFIRMA:

Quem é semelhante ao Senhor, nosso Deus, faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos, aleluia! _SALMOS 113:9

MEU TESTEMUNHO:
Por muitos anos chorei pelos filhos que não tinha! Somando com outros males próprios das mulheres infelizes, consumi os primeiros anos de meu casamento, carregada de frustração.

NO AUGE DA MINHA INFELICIDADE MEU ESPOSO, ASSIM COMO ELCANA, DE FORMA AMOROSA MAS FIRME ME REPREENDEU DIZENDO:
Porque ao invés de ficar se consumindo o dia todo de tristeza, tu não pedes a Deus, VIDA?


QUE REPREENSÃO DO CÉU:
Os filhos de meu ventre, nunca vieram, mas o consolo do Senhor, foi gerado em meu ser, pelo poder do seu Espírito e após muitas súplicas e resignação, nasceu e cresceu, em meu interior; E a verdade do salmos 113:9: Que afirma, que Deus faz da estéril uma mulher alegre e mãe de filhos é mais que realidade em minha vida!!!

FECHO ESTA POSTAGEM PERGUNTANDO, ASSIM COMO EU: Você está vivendo como uma guerreira diante das frustrações ou está enfrentando as mesmas como uma coitada da vida?

CASO VOCÊ ESTEJA ERRANDO, FAÇA COMO ANA FEZ, FAÇA COMO EU FIZ: Peça neste instante ao Senhor que a cure, e gere em você vida abundante.
AMÉM?