REFLEXÃO: Somos ou não somos semelhantes?

20:56 1 Comments A+ a-

INTRODUÇÃO: Certa vez me disseram: quanto aos ministérios, os lugares são diferentes, mas as pessoas, os problemas e pecados são os mesmos... Só mudam os nomes, as aparências, a condição social e os endereços. Estou no meu 5º ministério e em todos tenho constatado que esta informação é verdadeira.

EM MINHAS EXPERIÊNCIAS COMO MISSIONÁRIA, CONHECI E LIDEI COM PESSOAS DOS MAIS VARIADOS COMPORTAMENTOS:

CONHECI E AJUDEI PESSOAS: Insensíveis; incompreensíveis...

PESSOAS: Tímidas; frias; mornas; insípidas; estranhas; sombrias e solitárias...

PESSOAS: Inconvenientes; imprudentes; precipitadas; loucas...

PESSOAS: Mentirosas; murmuradoras; possessas...

PESSOAS: Insubmissas; arrogantes tanto entre as ricas como entre as de pouca condição;

PESSOAS: Complexadas, confusas, sofridas, negligenciadas, perseguidas, oprimidas, bloqueadas, traumatizadas, feridas, abandonadas...

PESSOAS: Mau amadas, traídas, ressentidas, desiludidas, endurecidas...

CONHECI E AJUDEI PESSOAS ENFERMAS: No corpo, na alma, e no espírito.

PESSOAS: Perdidas, desprezadas, derrotadas, cativas, drogadas e destruídas.

CONHECI E AJUDEI PESSOAS CARENTES: De atenção sincera, de respeito, de aceitação incondicional e sem preconceito.

PESSOAS CARENTES: De informação, de formação e oportunidades.

CARENTES: De salvação; do perdão de Deus, do seu próprio perdão, mas principalmente do perdão dos homens.

CONHECI E AJUDEI PESSOAS CARENTES: De cuidado assistido e proteção.

OUTRA COISA QUE TENHO IDENTIFICADO COMO SENDO SEMELHANTE ENTRE AS PESSOAS QUE FIZERAM OU FAZEM PARTE DA NOSSA HISTÓRIA MINISTERIAL: São os desejos.
E DENTRE OS MUITOS DESEJOS IDÊNTICOS QUE AS PESSOAS TEM, ENCONTRA-SE OS DE SEREM:
PESSOAS AMOROSAS: Mas na maioria das vezes sentem ódio, detestam, antipatizam, aborrecem, abominam as outras pessoas...

PESSOAS QUE DESEJAM SEREM ALEGRES: Mas são tristes, entediadas, enfadadas e em muitos casos deprimidas...

PESSOAS QUE DESEJAM SEREM PACIFICADORAS: Mas são intranquilas, agitadas, conturbadas, discutem, contendem, brigam, agridem, guerreiam, ferem, matam, morrem...

PESSOAS QUE DESEJAM SEREM FORTES NOS DIAS DIFÍCEIS: Mas ao invés disto fraquejam, desmoronam...
PESSOAS QUE DESEJAM SEREM ANIMADAS, RESISTENTES,
GENEROSAS, CORAJOSAS, RESIGNADAS, PACIENTES NOS DIAS DE DOR, NOS DIAS MAUS, NOS DIAS CONTRÁRIOS:
Mas quando o dia mal chega elas geralmente se desesperam, se abatem, esmorecem desmoronam, e perdem facilmente a fé e a esperança.

CONHECI E AJUDEI PESSOAS QUE DESEJAM SEREM AGRADÁVEIS, AFETUOSAS, DELICADAS, SENSÍVEIS, SERENAS, MEIGAS, DOCÉIS, TERNAS, BRANDAS, FAVORÁVEIS, CARINHOSAS, RECEPTÍVEIS: Mas através de suas intenções, inclinações, ações, reações e interações, costumam serem desagradáveis, perturbadas, bloqueadas, rudes, grosseiras, ásperas e muitas vezes se tornam perversas e ate mesmo cruéis.

PESSOAS QUE DESEJAM SEREM BONDOSAS: Mas não conseguem dormirem em paz, por estarem agitadas, angustiadas, frustradas e pesadas pelos males que sofreram ou praticaram durante o dia.

DESEJAM SINCERAMENTE SEREM FIÉIS A DEUS E OBEDECEREM A SUA PALAVRA: Mas são infiéis, omissas, transgressoras, contrariadas, outras desconfiadas ou exaltadas ou alienadas tentam se desculpar como podem.

PESSOAS QUE DESEJAM SEREM MANSAS: Mas são bravas, agressivas, intolerantes, estúpidas...

DESEJAM TEREM DOMÍNIO PRÓPRIO: Mas ao invés disso são descontroladas, desequilibradas, neuróticas.

OUTRO FATO QUE IDENTIFIQUEI EM MEU MINISTÉRIO, NA SEMELHANÇA QUE AS PESSOAS TEM UMAS COM AS OUTRAS, É QUE EXISTEM PESSOAS QUE APÓS OUVIREM AS PALESTRAS, PREGAÇÕES, REFLEXÕES E CONSELHOS, AO INVÉS DE POR EM PRÁTICA: Muitas concordam com as verdades ditas, choram na hora da pregação, mas se recusam a abandonar seus pecados, seus conflitos, e apesar de terem acabado de conhecer a verdade voltam para os seus lares e continua fazendo aquilo que está errado.

PERGUNTO: Por que as pessoas em sua maioria desejam se sentirem bem, serem boas e fazerem o bem e só desejam, mas não conseguem?
O APOSTOLO PAULO EM ROMANOS
7: DO 14 AO 25, NOS DÁ A RESPOSTA:


Eu sou humano e fraco e fui vendido ao pecado para ser seu escravo.

15/ Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio

16/ Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo.

17/ E isso mostra que, de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.

18/ Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.

19/ Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço.

20/ Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz.
21/ Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.

22/ Dentro de mim eu sei que gosto da lei de Deus.

23/ Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.

24/ Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?

25/ Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!

VEJA QUE NO VERSÍCULO 21 CLARAMENTE ELE ADMITIU: Assim eu sei que o que acontece comigo é isto: quando quero fazer o que é bom, só consigo fazer o que é mau.

MAS NO VERSÍCULOS 24 E 25 ELE CONFESSA COM TODA A CERTEZA QUE SABIA QUEM IRIA LIVRÁ-LO DAQUELA SITUAÇÃO DE PECADO, AFIRMANDO: Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?

E COM ALIVIO ELE DIZ: Que Deus seja louvado, pois ele fará isso por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!

CONCLOU ESTA POSTAGEM DIZENDO QUE OUTRO FATO QUE TENHO IDENTIFICADO COMO SENDO SEMELHANTE ENTRE AS PESSOAS QUE CONHECI E AJUDEI:

.É a existência daquelas pessoas, que assim como Paulo reconheceram que Jesus é o único que tem poder para nos livrar de todo o mal, tanto do corpo, como da alma e do espírito.

E MESMO TENDO A CERTEZA QUE PAULO TEVE: Recusam aceitá-lo como Senhor e Salvador de suas vidas.

MAS PARA HONRA E PARA A GLÓRIA DE DEUS, EM TODAS AS IGREJAS QUE TRABALHAMOS E EM TODAS OS LUGARES QUE MORAMOS: Existem aquelas pessoas que depois de ouvirem a ministração da palavra de Deus, passaram a crer e obedecer a Deus e se tornaram assim pessoas mais que vencedoras.

.Entre todas as pessoas que conheci e ajudei, existem aquelas que aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, e pelo poder de Deus através do seu Espírito Santo: Foram restauradas e se tornaram amorosas, alegres, pacíficas, fortes, agradáveis, bondosas, fiéis, mansas, controladas.

.Existem pessoas, que assim como Paulo reconheceram que Jesus é o único que tem poder para nos livrar do poder do pecado e da condenação eterna.

E COM ALEGRIA E DETERMINAÇÃO: O aceitaram como Senhor e Salvador de suas vidas e a cada dia tem constatado que é verdadeiro o que a palavra de Deus afirma em salmos 23:

1/ O Senhor é o meu pastor:
nada me faltará.
2/ Ele me faz descansar
em pastos verdes
e me leva a águas tranqüilas.
3/ O Senhor renova as minhas forças
e me guia por caminhos certos,
como ele mesmo prometeu.
4/Ainda que eu ande
por um vale escuro como a morte,
não terei medo de nada.
Pois tu, ó Senhor Deus,
estás comigo;
tu me proteges e me diriges.
5/ Preparas um banquete para mim,
onde os meus inimigos me podem ver.
Tu me recebes
como convidado de honra
e enches o meu copo até derramar.
6/ Certamente a tua bondade
e o teu amor
ficarão comigo enquanto eu viver.
E na tua casa, ó Senhor,
morarei todos os dias da minha vida.

PERGUNTO:

.Assim como Paulo você reconhece que sem assumir um compromisso formal com o Senhor Jesus você será uma pessoa infeliz?

. Assim como ele, você reconhece que Jesus é o único que tem poder para te livrar do poder do mal, do poder da morte?

.Desde quando você obteve esta certeza?

ESTA CERTEZA JÁ TE LEVOU A ASSUMIR UM COMPROMISSO PESSOAL COM DEUS: Aceitando a Jesus como Senhor e Salvador de tua vida?
SE VOCÊ RECONHECE QUE JESUS É PODEROSO PARA TE SALVAR E TE LIVRAR DA PERDIÇÃO E DA CONDENAÇÃO ETERNA, MAS AINDA NÃO ASSUMIU UM COMPROMISSO PESSOAL COM ELE, E SENTE QUE ESTE É O MOMENTO, ORE COMIGO AGORA MESMO, DIZENDO:
Senhor Jesus, neste instante confesso, que assim como Paulo, reconheço que o Senhor é o único que tem todo o poder no céu e na terra, reconheço que me amas com amor eterno e deseja perdoar todos os meus pecados e me salvar, certo destas verdades, nesse instante eu quero dizer que te aceito a partir deste momento e para sempre, como Senhor e Salvador de minha vida, perdoa-me, cura-me, transforma-me e abençoa-me para a tua honra e para glória do teu nome e para minha felicidade eterna.
Amém?